Pesquisar neste blogue

terça-feira, 23 de março de 2010

Geração do Botão



Hoje em dia todos nós temos á nossa disposição um computador com Internet ou um telemóvel, esse facto é quase dado como adquirido para a maioria das pessoas.... no entanto a maioria esquece-se que este é um luxo adquirido á bastante pouco tempo mas ainda assim já não sabem viver sem esses 'instrumentos'.

Eu próprio não tenho muita moral para falar disto porque assim que entrei para o 5º ano recebi de imediato um telemóvel com a desculpa que a escola já não era perto de casa e seria melhor para a minha segurança, por volta do 6º ano tive o meu primeiro computador com Internet, sim porque computador já era dado adquirido há vários anos nem que fosse para fazer desenhos no Paint.

Agora esquecendo que temos acesso a estes objectos todos dei por mim hoje a pensar como seria a vida sem eles porque mal acordei vi que tinha uma mensagem a combinar uma coisa para hoje á tarde e foi tão simples responder e deixar o assunto tratado e melhor ainda é que posso alterar o que combinei a qualquer hora porque tenho um telemóvel mas e antigamente? Não sei se posso falar em antigamente como quando nos referimos á época em que o Benfica ganhava todos os campeonatos ou a televisão era a preto e branco porque eu próprio que sou bastante novo ainda nasci nesse século tão longínquo para as crianças que nascem já com esta tecnologia toda disponível e para elas sempre será facto adquirido... eu costumo chamar "Geração do botão" porque assim que nascem começam logo a mexer em aparelhos repletos de botões.
Todos vocês que nunca sentiram a falta de um telemóvel ou de um computador com Internet pois eram demasiado novos para sentir falta ou ainda não eram nascidos nunca perguntaram aos vossos pais como se fazia antigamente para marcar um encontro, para enviar um documento ou mesmo para falar com aquela rapariga/rapaz que conhecemos e vamos trocando mensagens como se fosse uma espécie de jogo?!

Bem pelo que o meu pai e a minha mãe me disseram eu posso deduzir que as pessoas dantes viviam de uma maneira bem mais organizada em certos pontos, o que era combinado pelo telefone de casa tinha um carácter mais definitivo e não seria alterado sem primeiro se conseguir voltar a comunicar com a outra pessoa se houvesse a sorte de esta se encontrar ao pé de um telefone fixo, caso contrário deveria-se comparecer ao encontro para não deixar a outra pessoa lá sozinha sem meio para comunicar... isto fazia também com que as horas marcadas fossem levadas mais a sério visto que se passasse muito da hora não conseguíamos saber se a outra parte ia comparecer àquela hora no referido local.

Quando queremos enviar um trabalho, um comunicado ou qualquer coisa desse tipo hoje fazêmo-lo por mail e conseguimos saber se o mail foi aberto ou não, para ficarmos mais descansados, antigamente teríamos de enviar uma carta e depois disso esperar uns dias e confiar que a carta chegou sem problemas ao seu destino.

Para terminar o assunto penso que devo referir que os meios que temos hoje á nossa disposição não são uma coisa má, aliás são evitadas catástrofes com a sua ajuda e há a possibilidade de por exemplo chamarmos mais rápido a policia os bombeiros ou uma ambulância quando necessário. Com a Internet por exemplo todos nós podemos pesquisar o que se passa no nosso pais e no resto do mundo, até mesmo ajudar uma pessoa com doações ou simplesmente uma palavra amiga, pessoa esta que apenas conhecemos virtualmente mas estamos a ajudá-la.... penso que tudo isso são coisas óptimas quando sabemos dar o devido uso ás coisas que temos á disposição. Na vertente má da coisa tudo isto a longo prazo faz com que as pessoas necessitem menos de comunicar cara a cara, tornando-as em geral mais fracas em estabelecer relações humanas sem recorrer a estas tecnologias.



Apesar de no video dizer que o telemóvel surgiu em 1947 devo referir que este era muito caro portanto não se encontrava disponível para a grande maioria da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário