Pesquisar neste blogue

terça-feira, 13 de abril de 2010

Crise em Portugal



Ás vezes questiono-me se o povo Português tem noção do estado que se encontra o nosso pais... Quando vemos na televisão que a nossa situação não se encontra tão longe assim da situação da Grécia acho que não damos a devida importância porque como é habito do bom Português, enquanto o problema não nos bater á porta não vamos preveni-lo é como se simplesmente não existisse ou seja enquanto tivermos direito ás regalias que temos hoje em dia e houver futebol ao fim-de-semana nada mais nos irá preocupar. Eu sei que há muita coisa que está mal neste pais mas esta mal neste e em muitos países, o povo Português tem uma certa tendência para se queixar de tudo e mais alguma coisa como por exemplo dos impostos onde já ouvi muita gente dizer "se eu trabalhei para ganhar o ordenado devia ser todo meu e não dar uma parte ao estado", da conta da luz e da água, do ordenado mínimo que é baixo e muitas mais coisas que todos vocês sabem mas certamente há uma coisa que não pensam... Quando ficam desempregados de onde vem o dinheiro que vos dá o subsidio de desemprego? Quem paga o nosso serviço de saúde? De onde vem o dinheiro para a educação? Quem paga a nossa reforma quando já não trabalhamos? e podia continuar a enumerar coisas...
Todos nós sabemos queixar-nos mas não percebemos que dependemos do estado e se não alimentarmos este "monstro" gigante ele 'morre' e ai aquelas regalias que bem ou mal todos vamos tendo direito acabam também e depois...depois não queiram imaginar.
Há ainda pessoas que tentando ganhar mais algum para si fogem aos impostos não percebendo que fazendo isso estão a aumentar a carga dos outros contribuintes e a endividar o pais no entanto essas mesmas pessoas não vão gostar quando um dia já tiverem idade para se reformar e não poderem pois durante uma vida de trabalho não descontaram um cêntimo para o estado ficando sem o direito á reforma, ou seja, sem fonte alguma de rendimento.

Em vez de todos esticarmos a mão porque não todos cumprirmos o nosso dever de cidadãos e levantar o nosso pais? Na minha opinião tudo passa sobretudo por uma mudança de mentalidades que em Portugal continua a ser bastante retrógrada.

1 comentário:

  1. O texto ta muito bom, mas um dos problemas graves que talvez nao saibas é que a geração dos nossos pais descontou durante mais de 30 anos, e pode correr o risco de nao receber reforma porque o dinheiro que os contribuintes pagam é mal aplicado.....ja para nao falar da nossa geração, que so vai ter direito a reforma por volta dos 100 anos, uma vez que todos os anos inventam a desculpa de que o nivel de qualidade de vida esta a aumentar, logo eles têm que esticar os anos de serviço.....o portugues nao é mandriao.....o problema do portugues é que vê o dinheiro a sair, mas depois nao entra.....Ainda para mais, este ano os contribuintes nao tiveram direito nem a 1/3 do que recebiam de IRS em anos anteriores.....para onde é que CONTINUA a ir o nosso dinheiro??

    ResponderEliminar